Preconceito Racial no COLUN

30/01/2013 16:01

Nesta segunda-feira (28/01), no Colégio Universitário - COLUN, UFMA - alunas do PIBID de Artes foram vítimas de preconceito racial e em relação aos seus trabalhos político-pedagógicos com os alunos do Colégio. O fato ocorreu nos corredores do COLUN, quando um grupo de estudantes do curso de Artes Visuais se encontrava para conversar sobre a mostra que realizariam para finalização de seus trabalhos acadêmicos, do PIBID. A estudante Wgercilene relata que a partir do momento em que o grupo se reuniu no corredor da escola o professor indagou-lhes de forma grosseira sobre as razões da permanência naquele espaço, obtendo como resposta que eram "Pibidianos" do Curso de Artes Visuais e que desenvolviam um projeto há mais de três meses naquela instituição, o professor não se conteve e em um dado momento dirigiu-se em direção a estudante, pegou em seus cabelos e com tom de desdém lhe perguntou: "E isso aqui é Arte? Isso aqui é arte?" Referindo-se ao seu cabelo Black Power. Diante do constrangimento Wgercilene e seus colegas retiraram-se do espaço, perplexos.

Nós do DCE da UFMA reiteramos nosso total repudio a atitudes racistas como estas. É inadmissível que casos como esses aconteçam, é inadmissível que dentro de uma instituição de ensino aconteça tantos casos de racismos, principalmente quando esta instituição se encontra em um Estado onde a população majoritariamente é negra.

Nesse sentido fazemos um chamado a toda a comunidade acadêmica, as entidades dos movimentos sociais, movimento negro e movimento popular a somar forças em um grandioso ato em frente ao COLUN dia 06/02 às 16 hrs!

Precisamos mostrar que não compactuamos com esta postura racista e opressora, é necessário denunciar todo e qualquer tipo de opressão, discriminação e preconceito.

O DCE da UFMA reafirma o seu caráter de luta defendendo uma universidade pública, gratuita e de qualidade sem racismo, sem machismo e sem homofobia!

Lutamos contra toda e qualquer forma de opressão!