CEB 2013: Conselho de Entidades de Base vota Dia de Luta “Por uma UFMA sem catracas"

07/11/2013 13:29

Os diversos Centros e Diretórios Acadêmicos reunidos no último dia 01 de novembro depois de muito debate votaram uma forte campanha para esse final de ano e abrir os debates do XVIII Congresso de Estudantes da UFMA (CEUFMA) que será realizado nos dias 19 ,20 e 21 de Dezembro de 2013, e terá como tema “Depois das jornadas de junho, lutar pela UFMA que queremos”. O calendário do Congresso já está em curso e todas as mobilizações do DCE estarão a serviço da construção de um grande congresso pela base do movimento estudantil da UFMA.

Durante todo o CEB percebemos que é global a situação precária da Assistência Estudantil na UFMA, a falta de professores e a falta de democracia em todos os espaços da universidade, além de problemas de infra estrutura como laboratorios sem condições de uso, bibliotecas que não funcionam, falta de RU's nos Campi do continente, e transporte público de péssima qualidade que dificultam a formação academica.

Mediante a essa situação é hora dos estudantes organizarem suas Assembleias de Curso e votar um dia de paralização e luta em todos os campi da UFMA e retomar a tradição do Movimento Estudantil da universidade e ser protagonista da conquista dos direitos.

Outubro foi cheio de mobilizações em todo o país e as mobilizações e lutas dos movimentos estudantis e sociais devem passar por dentro da universidade nesse mês de novembro.

 

 


Confira abaixo as Resoluções e Encaminhamentos votados no CEB do dia 01 de novembro.

 

CEB Novembro 2013

 

  1. Resoluções e Encaminhamentos Políticos do Conselho de Entidades de Base

  • Organizar uma forte campanha "Por uma UFMA sem catracas" com um dia de paralização de todos os campi refletindo a luta por Assistência Estudantil, contra os casos de machismo, racismo e homofobia, contra o autoritarismo da administração superior, e por eleições Diretas para Reitoria da UFMA.

  • Campanha “Bolsa Para Estudar!” para que os estudantes não possam mais ter que fazer o trabalho dos técnicos administrativos, mas que executem trabalhos em suas áreas de conhecimento (como bolsa de pesquisa/extensão);

  • Criação de um Fórum sobre Assistência Estudantil;

  • Solicitar junto ao NIT da UFMA a inclusão de uma ferramenta que possa possibilitar fazer avaliação de professores no SIGAA.

  • Projeto com base nos “Ficais do Povo”, fiscalizar as obras da UFMA utilizando dados do Portal da Transparência;

  • Tentar trazer para os próximos CEB’s os coordenadores dos CAMPI do interior e dos Centros do Campus Bacanga para participarem e responderem questões a respeito de obras e entre outros;

 

Campanha de Pautas Prioritárias dos CAMPI do Interior:

  • Lutar por concursos para professores, estruturação física da Universidade (construção e ativação, como a biblioteca e construção do acervo bibliográfico, restaurante universitário*, salas de aula e laboratórios, criação de poços artesianos e/ou garantia de água encanada**), mais bolsas de assistência estudantil, e mais segurança nos campus;

* Em Imperatriz o preço da refeição dos RU’s é 5,00R$, e a necessidade da garantia de duas refeições por dia (almoço e jantar).

** O campus de Imperatriz encontra-se sem água encanada.

 

Congresso de Estudantes da UFMA:

 

Os CA's e DA's presentes no CEB deliberaram ainda pela imediata convocação do Congresso de Estudantes da UFMA conforme o manifesto abaixo:

 

MANIFESTO DE CONVOCAÇÃO DO CEUFMA.docx (13308)

 

 

Abaixo, todas as campanhas e propostas do CEB 2013, assim como os encaminhamentos do CEUFMA 2013:

 

CEB 2013.docx (16958)