DCE da UFMA reúne com SMTT para cobrar reivindicações dos estudantes da UFMA

23/07/2013 15:16

A luta pela melhoria do transporte público e de qualidade continua. Na última sexta-feira (19/07) em reunião junto à Prefeitura de São Luís, ficou agendada uma nova reunião com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, realizada na manhã de ontem 22/07, os representantes da atual gestão “Ninguém Pode Nos Calar”, apresentaram pautas de reivindicações específicas dos estudantes da UFMA para os responsáveis pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) Fabiola Oliveira e sua equipe técnica-operacional.

 

 

Com a juventude nas grandes capitais conquistando vitórias como o passe livre e a revogação do aumento das passagens, a juventude maranhense também precisa garantir vitórias concretas o quanto antes. A situação pela qual nos estudantes passamos cotidianamente para chegar ou sair da UFMA é velha conhecida, muita demora ou ônibus sempre lotados são alguns exemplos. Então com pontos específicos que estão diretamente ligados aos problemas da comunidade acadêmica da UFMA como o aumento da frota das linhas 311 e 305, a criação de novas linhas que saiam de outros terminais da integração e que deem acesso à área Itaqui Bacanga foram apresentados e discutidos junto a SMTT e ficou acordado que:

 

Sobre o aumento da frota atual das linhas 311 e 305 a SMTT: foi comprovado pela própria secretária o que os estudantes já passam cotidianamente, o número reduzido de ônibus que atendem a comunidade acadêmica e coloca o estudante em condições de desconforto e de humilhação, os representantes do DCE exigiramque o problema fosse corrigido imediatamente e que os estudantes da UFMA não podem mais admitir tal absurdo. A SMTT se prontificou então em notificar oficialmente a Taguatur para o cumprimento do acordo atual (ordem de serviço) que regulamenta o número de viagens das frotas (6 carros e 136 viagens por dia para o 311 e 3 carros e 48 viagens por dia para o 305 ) e fazer também o acompanhamento junto ao DCE do cumprimento da notificação e do contrato, sob multa em caso de descumprimento. Por enquanto a frota não será aumentada, porém a SMTT se comprometeu a fiscalizar de forma mais efetiva o cumprimento do acordo de serviço. Se ainda assim, for confirmada a necessidade do aumento da frota, a mesma solicitará.

Sobre a criação de novas linhas ligando terminais de integração junto ao campus do Bacanga, exemplo: Campus-Terminal do São Cristovão, segundo a SMTT é viável desde que o Estudo Técnico de Pesquisa de Origem Destino confirme a necessidade das reivindicações estudantis. O mesmo estudo já vem sendo realizado para racionalização do Sistema. Esse estudo já estaria acontecendo e o DCE-UFMA se prontificou de acompanhar de perto e colaborar com sua realização. Foi ainda encaminhado que a SMTT exigirá junto ao Ministério Publico de forma imediata que todas as empresas cumpram seus acordos de serviço. Muita responsabilidade foi “jogada” para as empresas que realmente descumprem com seus acordos, e como a fiscalização não acontece de forma efetiva o empresariado com interesse puramente econômico reduz a frota e abarrota os coletivos de usuários que pagam caro por um serviço de péssima qualidade. A criação do Fórum de Transporte Público e as Audiências Populares são colocados como espaços para discussão com o conjunto da sociedade para buscar uma solução para os problemas diversos e também o problema do transporte público de São Luís. Fomos informados também da realização de uma pesquisa pública para questionar a satisfação dos usuários do transporte coletivo, e temos a certeza que revelará o que já sentimos na pele todos os dias.

Outros temas ainda foram abordados como o cumprimento da Lei de Acessibilidade, os responsáveis afirmaram que a legislação vem sendo cumprida pelas empresas de transporte, os representantes do DCE solicitaram ainda que é necessário uma revisão na estrutura dos novos abrigos (verdes) que não atendem aos anseios da população ( não cobrem das chuvas nem tampouco dos raios solares) e a SMTT acordou de licitar um novo projeto de abrigo mais confortável e que realmente atenda aos usuários de forma efetiva.

Nós estaremos vigilantes a todo tempo para que nossas conquistas sejam concretizadas. Queremos construir um transporte público que atenda a demanda de mobilidade urbana em São Luís. Convocamos a todxs a participarem desses espaços de reunião, das audiências publicas e das Assembleias Populares que se fortalecem a cada sábado no Centro da capital.