Nota do DCE sobre a ocupação da Reitoria à toda a comunidade acadêmica

09/05/2013 14:03

 

O DCE da UFMA, da Gestão “Ninguém Pode Nos Calar”, na ultima terça-feira (07/05) ás 15 hrs,  realizou a Assembleia Geral dos Estudantes na Área de Vivência com quase 200 estudantes presentes. Na Assembleia foram debatidos diversos temas, e entre eles, a questão da assistência estudantil e a infraestrutura, um dos principais pedidos de toda a comunidade acadêmica.

Diversas vezes o Diretório Central dos Estudantes se mostrou interessado em manter um diálogo com o Reitor Natalino Salgado através de reuniões que deliberassem acerca da expansão do Restaurante Universitário, ampliação da linha e melhoria da frota dos ônibus Campus, a entrega da Casa dos Estudantes dentro da Cidade Universitária, entre outras questões. Porém nenhum dos ofícios foram respondidos pela Administração superior.



     (Abra a imagem para ampliar)

 


Diante dessas situações, e necessitando da posição da Administração sobre as nossas solicitações, foi deliberada em Assembleia a entrega da pauta na reitoria, porém quando chegamos ao prédio, fomos recebidos de portas fechadas e com seguranças patrimoniais armados. Diante disso os estudantes deliberaram pela permanecia na reitoria até que fôssemos recebidos e a nossa pauta de reivindicações, entregue.

Os estudantes que estão dentro do prédio da reitoria em nada agrediram o patrimônio público. Pelo contrário. Reivindicamos melhorias na infraestrutura, e não iremos desconstruir nosso discurso depredando a Universidade. Toda a ocupação do prédio foi feita de forma pacífica, onde os estudantes se alojaram pelo Hall do prédio e concordaram que só sairiam da reitoria quando alguém da Administração superior se disponibilizasse a nos ouvir e atender nossos pedidos.

Porém, na manhã desta quarta-feira (08/05), os guardas patrimoniais receberam ordens da Administração superior para fechar o prédio da reitoria, não deixando assim com que os estudantes que estavam no prédio saíssem. Além de fechar os portões com cadeados, os guardas também trancaram os banheiros do prédio, impossibilitando que os alunos pudessem utilizá-los.

Contudo, os estudantes continuam na ocupação da reitoria, porque entendemos que não podemos ficar de braços cruzados diante das condições que se encontram a nossa Universidade.

Na tarde desta quarta-feira foi feita uma segunda assembleia, a Assembleia Extraordinária dos Estudantes da UFMA. Ela aconteceu em frente à reitoria, as 12 hrs, onde estiveram presentes mais de 1.020 estudantes. Ficou decidido que nossas pautas continuam as mesmas e que continuaríamos na ocupação da reitoria até que alguém da Administração superior possa nos atender.

Com base nisso, queremos mais uma vez agradecer a todos os estudantes e demais que estão apoiando e se solidarizando nesta luta tão importante para o crescimento da nossa Universidade.

E queremos mais uma vez pedir à Administração superior que esta se reúna com os representantes dos estudantes, o DCE, para discutirmos a situação da Universidade hoje e expormos nossas reivindicações e para que estas sejam atendidas.