Resultado do Plebiscito Sobre a EBSERH é Divulgado na Marcha em Brasília

02/05/2013 14:39

 

Nos dias de 08 a 19 de abril a Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde realizou o Plebiscito Nacional contra a Implementação da EBSERH, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, em São Luís a Associação de Professores Universitários do Maranhão - APRUMA junto com a Assembleia Nacional de Estudantes Livre - ANEL, Diretório Central de Estudante - DCE /UFMA, Centro Acadêmico de Serviço Social - CASS, Centro Acadêmico de Nutrição – CANUT, Centro Acadêmico de Medicina CAMAR, Diretório Acadêmico de Farmácia – DAFAR e entre outros sindicatos e entidades, estiveram á frente construindo a realização do plebiscito aqui na cidade no HUUFMA, Hospital Geral, e no campus do Bacanga.

 

Foram dias de intensa movimentação, pelo campus principalmente, chamando as pessoas a se pronunciarem sobre a EBSERH, que compreendemos ser um passo para a privatização do Hospital Universitário, a EBSERH também será responsável por trazer inúmeros problemas para os estudantes, servidores e a população que se utiliza dos serviços oferecidos pelos HU’s a partir desta privatização, entre elas a perda da autonomia dos HU’s. Defendemos nosso direito a ter saúde pública, gratuita e de qualidade e por isso construímos juntos o plebiscito.

 

Uma delegação de 15 pessoas que constroem o DCE da UFMA, a ANEL, “Contra Ponto” e os “Lírios não Nascem da Lei”, estiverem em Brasília no ultimo dia 24 de abril, onde participamos de uma grande marcha na luta pela Educação e contra as politicas do governo Dilma que vão de encontro aos nossos direitos, como o Acordo Coletivo Especial e a própria EBSERH, na ocasião também ficamos sabendo do resultado do plebiscito nacional. Foram mais de 60.000 votos CONTRA a implementação da EBSERH nos HU’s e aproximadamente 2.000 a FAVOR. No Maranhão e na UFMA os resultados foram bem mais visíveis e de fácil diferenciação, pois foram 1897 votos CONTRA a implementação da EBSERH, 79 a FAVOR, 9 brancos e 4nulos. Por esses dados a podemos perceber o quanto está bem claro que o Brasil e o Maranhão estão completamente insatisfeitos e desfavoráveis à implementação desta empresa nos HU’s.

 

O DCE da UFMA na sua atual gestão “Ninguém Pode Nos Calar”, está mantendo seu compromisso de campanha e cumprindo essa que é uma das lutas importantes da Saúde e cada vez mais mostrando que defendeu e vai defender os direitos dos estudantes desta universidade, pela não privatização da saúde e aproveita a oportunidade para agradecer a todos que votaram e participaram do plebiscito sobre a EBSERH. Sua colaboração foi muito importante como a resposta muito clara de que nós não queremos vender nossos direitos a ter saúde publica ou qualquer outro. Saúde não é mercadoria e por isso somos contra a EBSERH.